CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Variação no preço do achocolatado em pó nos últimos 12 meses é de 20%

Economista detalha razões para o produto ficar mais caro; confira o 'Giro do Agro' com Andrielly Ferro
preço achocolatado em pó
Economista detalha razões para o produto ficar mais caro; confira o 'Giro do Agro' com Andrielly Ferro

Economista detalha razões para o produto ficar mais caro; confira o ‘Giro do Agro’ com Andrielly Ferro

O preço do chocolate subiu consideravelmente no último ano, impactando diretamente o consumidor. De acordo com dados recentes, o chocolate em barra teve um aumento de 11% em todo o Brasil e em São Paulo, enquanto o chocolate ou achocolatado em pó registrou alta ainda maior, cerca de 20%.

Aumento dos Insumos

A principal razão para esse aumento está na alta dos custos dos insumos agrícolas. O economista Jonathan Silva explica que o chocolate é composto de açúcar, leite e cacau, produtos que sofreram aumentos significativos nos últimos meses. O cacau, em particular, sofreu forte impacto devido à baixa oferta, resultado do encarecimento dos fertilizantes em decorrência da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. A importação também contribui para o aumento do preço final.

Impacto da Safra do Cacau

A produção de cacau, que acontece em duas safras anuais (temporão entre maio e setembro e principal entre outubro e dezembro), influencia diretamente o preço do chocolate. A expectativa para as próximas colheitas é crucial para determinar se os preços irão se manter altos ou sofrer novas alterações.

Perspectivas para o Futuro

A alta no preço do chocolate reflete a complexa cadeia produtiva, desde a produção agrícola até o produto final. A instabilidade no mercado internacional e os custos de produção impactam diretamente o valor pago pelo consumidor. Acompanhar a evolução da safra de cacau e a dinâmica dos preços dos insumos será fundamental para prever as tendências futuras do mercado de chocolate.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.