Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reúne nesta sexta-feira (19) com a Frente Nacional de Prefeitos
A falta de doses de vacinas contra a Covid-19 preocupa prefeitos brasileiros. Cidades já enfrentam um “apagão” de imunizantes, levando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) a cobrar providências do Ministério da Saúde.
Reunião com o Ministro da Saúde
Uma reunião virtual entre o ministro Eduardo Pazuello e a FNP, inicialmente prevista para ontem, foi adiada para hoje às 10h da manhã. A FNP enviou um documento ao ministério cobrando novas reuniões e esclarecimentos sobre a escassez de vacinas.
Demanda dos Prefeitos
Prefeitos de diversas regiões do país participarão da reunião, buscando um cronograma detalhado de vacinação, com informações sobre a quantidade de doses disponíveis mensalmente, a previsão de entrega e os grupos prioritários. Além disso, solicitam recursos para ampliar as UTIs exclusivas para pacientes de Covid-19 e uma campanha de esclarecimento público sobre a vacinação. A priorização dos profissionais de ensino também está entre as reivindicações.
Situação Atual e Expectativas
Enquanto isso, algumas cidades já avançam na imunização. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a vacinação de idosos com 85 anos ou mais está sendo concluída, e a segunda dose para profissionais de saúde já começou a ser aplicada, com doses garantidas pela prefeitura. A expectativa é que a reunião de hoje traga resultados positivos e esclareça as próximas etapas da imunização nacional, garantindo o fornecimento e a distribuição adequada das vacinas.


