Detran liberou a quitação do imposto a partir desta segunda-feira (4) antes mesmo do calendário de placas
O Detran-SP liberou o licenciamento antecipado de veículos para 2021, permitindo que motoristas efetuem o pagamento antes do vencimento, juntamente com o IPVA.
Pagamento Antecipado e Vantagens
O pagamento antecipado do licenciamento pode ser feito por meio do aplicativo do Detran-SP, internet banking ou caixas eletrônicos. Até 14 de janeiro, o valor da taxa é de R$ 98,91. Após essa data, o valor aumenta para R$ 131,80. Essa opção facilita o pagamento dos impostos em uma única operação e evita filas e deslocamentos até unidades do Detran ou Poupatempo. O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) será disponibilizado digitalmente por meio de aplicativo, com a mesma validade do documento físico.
Veículos Especiais e Documentação
Veículos de aluguel e movidos a GNV também podem realizar o pagamento antecipado, porém, necessitam apresentar documentação específica do órgão concedente, comprovando a quitação de todos os débitos. Para veículos de transporte de carga, por exemplo, é necessária a autorização da MTT. Em 2021, devido à pandemia, o licenciamento será feito automaticamente, mas o veículo poderá sofrer bloqueio administrativo até a apresentação da documentação necessária ao Detran.
Leia também
Licenciamento Digital e Pagamento
O licenciamento é realizado digitalmente, pelos portais do Poupatempo, Detran-SP e Denatran, além dos aplicativos digitais. O não pagamento até o final do mês referente à numeração da placa acarretará em multas e juros. O seguro DPVAT não será obrigatório em 2021, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito. Após o pagamento, o CRLV estará disponível para download e impressão nos portais e aplicativos citados.



