Covid: Ribeirão ainda tem exames de setembro sem resultado
Exames de Covid-19 atrasados em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto ainda enfrenta problemas com atrasos nos resultados de exames de Covid-19. Quatro dias antes do fim de outubro, seis pacientes aguardam resultados de testes realizados em setembro. Esses pacientes apresentaram sintomas da doença, mas ainda não têm confirmação diagnóstica de infecção pelo novo coronavírus.
Atrasos persistem
A situação preocupa, pois demonstra a persistência de problemas no sistema de processamento de exames. Há uma semana, eram 229 exames de setembro sem resultado, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. A pasta informou anteriormente que os atrasos se deviam ao processamento em laboratórios públicos e privados, e que pacientes sem coleta de material teriam seus casos encerrados por critérios clínicos e epidemiológicos.
Números atuais
O boletim epidemiológico mais recente, divulgado na segunda-feira, aponta que 949 exames de outubro também estão sob investigação. Somando-se aos exames de setembro, o município possui 955 resultados pendentes, um número significativo que demonstra a necessidade de agilidade no sistema de saúde para garantir diagnósticos rápidos e eficientes à população.
A demora na entrega dos resultados impacta diretamente no tratamento e acompanhamento dos pacientes, além de dificultar o controle da pandemia na cidade. A busca por soluções eficazes para reduzir o tempo de espera pelos resultados dos exames é fundamental para garantir a saúde pública de Ribeirão Preto.



