Segundo a Fenabrave, as concessionárias venderam mais de 11 mil carros, valor é 8% maior que no mesmo período do ano passado
As vendas de veículos em Ribeirão Preto mostram sinais de recuperação da economia brasileira, com um aumento de 8% nas vendas de carros nos primeiros nove meses de 2017 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Mais de 11 mil carros foram vendidos pelas concessionárias da cidade, um número que, embora positivo, é considerado tímido por especialistas.
Recuperação tímida, mas consistente
Apesar do crescimento em relação a 2016, que teve uma base de retração econômica, o economista José Rita Moreira destaca que a elevação é mínima. A venda de caminhões, no entanto, apresentou um crescimento mais expressivo, saltando de 203 unidades em 2016 para 506 em 2017. Este aumento é visto como um indicador positivo, pois demonstra a retomada do transporte de mercadorias e, consequentemente, do consumo.
Taxas atrativas impulsionam vendas
A queda na taxa Selic contribuiu para taxas de financiamento mais atrativas, incentivando a compra de veículos novos. Fernando Ferreira Dias, gerente-supervisor de uma concessionária em Ribeirão Preto, afirma que a possibilidade de taxas zero ou próximas a zero impulsiona as vendas, já que os carros seminovos não oferecem as mesmas condições. A concessionária onde ele trabalha registrou um aumento de 4% nas vendas, e a expectativa é de crescimento ainda maior nos próximos meses.
Leia também
Perspectivas positivas para o futuro
A melhora na economia, aliada às taxas de juros mais baixas, gera um otimismo cauteloso no mercado. Embora existam incertezas políticas, os indicadores econômicos apontam para uma recuperação gradual. A expectativa dos economistas é de um crescimento de 5% nas vendas de veículos novos no próximo trimestre, sugerindo que a tendência positiva deve se manter.



