CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Venda de carros novos em Ribeirão registra segunda queda seguida em junho

No mês passado, foram vendidas 1673 unidades de carros, motos, ônibus e caminhões, número 5% inferior a maio
venda carros novos Ribeirão
No mês passado, foram vendidas 1673 unidades de carros, motos, ônibus e caminhões, número 5% inferior a maio

No mês passado, foram vendidas 1673 unidades de carros, motos, ônibus e caminhões, número 5% inferior a maio

Em Ribeirão Preto, assim como no restante do país, o mercado automotivo tem passado por transformações significativas. Uma concessionária local reportou à CBN Ribeirão uma queda de 30% nas vendas de carros novos em junho, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Fatores que Influenciam a Queda nas Vendas

Evaldo Gomes, diretor comercial, aponta diversos fatores para essa retração. O aumento do desemprego na cidade e a restrição de crédito pelos bancos são os principais. Os bancos estão exigindo entradas maiores e oferecendo prazos de financiamento menores, temendo um aumento da inadimplência. A dependência do setor automotivo do crédito bancário agrava a situação quando há limitações na liberação de recursos.

Estratégias para Atrair Clientes

Para contornar as dificuldades, as concessionárias têm adotado estratégias como valorizar o carro usado do cliente na troca, reduzir as margens de lucro e investir em feirões em parceria com as montadoras. O objetivo é tornar a compra mais atrativa, mesmo em um cenário econômico desafiador.

A Ascensão dos Seminovos

Enquanto as vendas de carros novos declinam, o mercado de seminovos tem crescido. Tarlei Macedo Pedroso, proprietário de uma revenda, observa que os consumidores buscam seminovos em revendas com boa reputação, que ofereçam garantia e revisão, evitando preocupações com manutenção. A busca por economia de combustível também impulsiona a procura por modelos seminovos.

O economista Jair Casquel explica que a oferta de carros novos estava superdimensionada, impulsionada pelo crédito fácil. O mercado atrásra passa por um ajuste, voltando a patamares mais próximos da média histórica de consumo. Ele alerta para a necessidade de cautela na compra de usados, buscando fontes confiáveis e evitando ofertas muito abaixo do mercado.

Em resumo, o mercado automotivo passa por um momento de adaptação, com consumidores buscando alternativas mais acessíveis e concessionárias se reinventando para atrair clientes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.