Baixa no primeiro semestre foi de 13,9% em comparação com 2015; no acumulado dos últimos 12 meses, baixa foi de 15%
Queda nas Vendas de Imóveis em 2016
Dados da Abrainc e Fipe apontam uma retração de 13,9% nas vendas de imóveis novos no primeiro semestre de 2016, somando 49.797 unidades. Em comparação com os últimos 12 meses, a queda chega a 15%, com um total de 104.158 unidades vendidas. O cenário é preocupante, indicando um mercado imobiliário em dificuldades.
Cenário Econômico e Político
De acordo com Luís Fernando Moura, diretor da Abrainc, a situação política instável é um dos principais entraves para a recuperação do setor. A dependência do mercado imobiliário com a economia nacional afeta diretamente os investimentos e a confiança de empresários e consumidores. A falta de reformas estruturais, segundo Moura, contribui para a incerteza e inibe o crescimento.
Taxas de Juros e Retração da Oferta
As altas taxas de juros também impactam o mercado, penalizando investimentos de longo prazo, como os empreendimentos imobiliários que levam em média cinco anos para serem concluídos. A crise econômica e a retração da oferta de imóveis são fatores adicionais que contribuem para a queda nas vendas, segundo especialistas. Os números apresentados são baseados em informações de 20 das 34 empresas associadas à Abrainc e fazem parte do primeiro estudo nacional sobre o setor imobiliário, elaborado pela Fipe desde janeiro de 2014.
Leia também
O estudo, lançado em atrássto de 2015, demonstra a complexidade do cenário e a necessidade de uma melhora no clima político e econômico para a retomada do crescimento do mercado imobiliário brasileiro.



