CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Venda de sêmen de angus triplica no Brasil

Criadores da região investem no gado da raça, já que a carne está com mercado em crescimento
venda semen angus
Criadores da região investem no gado da raça, já que a carne está com mercado em crescimento

Criadores da região investem no gado da raça, já que a carne está com mercado em crescimento

Nos últimos anos, o mercado de sêmen bovino da raça Angus apresentou crescimento exponencial no Brasil. Dados revelam um aumento significativo, saltando de pouco mais de 1,3 milhão para 3,7 milhões de unidades vendidas em apenas seis anos.

Explosão da Demanda por Sêmen Angus

De acordo com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ABIA), 53% de todo o sêmen de raças de corte comercializado no país é da raça Angus. Esse sucesso se deve ao sabor superior da carne e à crescente demanda, com um mercado que registra expansão anual de 30%. Produtores rurais têm investido na criação de animais Angus, impulsionados por essa alta rentabilidade.

Angus: Qualidade e Precocidade

Walter Selane, técnico em uma fazenda em Mococa, destaca os benefícios do cruzamento industrial com a raça Angus. A precocidade e a qualidade superior da carne Angus resultam em maior lucratividade para os pecuaristas. A fazenda onde Walter trabalha, por exemplo, vendeu 150 mil doses de sêmen no último ano, firmando parcerias com produtores locais para garantir a comercialização dos animais.

Mercado e Expansão

O Mato Grosso do Sul é um grande comprador de sêmen Angus, utilizado em cruzamentos com gado Nelore, resultando em animais adaptados ao clima local e com carne macia. Em São José do Rio Pardo, o pecuarista Carlos de Souza investiu em animais Angus em 2012, e hoje possui 20 animais para revenda. Ele destaca a importância da raça Angus na melhoria da carne nacional, visando a exportação de produtos de alta qualidade. A maior parte dos bezerros é vendida para criadores de Nelore em São Paulo e sul de Minas Gerais, que buscam aprimorar a qualidade e o rendimento de sua produção. A carne Angus, considerada nobre e macia, é altamente valorizada, com a picanha chegando a custar R$ 180 o quilo em alguns açougues.

O sucesso da raça Angus no Brasil demonstra a busca por carne de alta qualidade e a importância da genética na pecuária nacional, abrindo caminho para um futuro promissor no mercado de exportação.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.