Apesar do índice positivo, os números ainda não chegaram nos patamares de antes da pandemia
Crescimento nas vendas de veículos
O primeiro semestre de 2024 registrou um crescimento na venda de veículos zero quilômetro, embora não tenha recuperado totalmente os números pré-pandemia. Concessionárias relatam resultados positivos, com aumentos significativos nas vendas em comparação ao ano anterior. Em uma concessionária da região, por exemplo, o mês de junho apresentou um aumento de 50% nas vendas em relação a junho de 2023.
Impacto do transporte por aplicativo
Um fator que contribui para esse crescimento é o aumento da demanda por veículos impulsionado pelo setor de transporte por aplicativo. Motoristas que antes alugavam carros para trabalhar atrásra estão optando pela compra, devido à redução de custos com prestações mais acessíveis do que o aluguel. Além disso, novos motoristas de aplicativos também estão impulsionando a procura por veículos seminovos em bom estado de conservação.
Financiamentos e incentivos governamentais
As taxas de financiamento mais baixas, chegando a zero em alguns casos, e a possibilidade de usar veículos usados como entrada também contribuem para o aumento das vendas. O valor médio gasto na compra de um veículo zero quilômetro também aumentou, ultrapassando os R$ 100 mil em alguns casos. Há uma migração para veículos maiores, como SUVs, que são os mais procurados atualmente. O segundo semestre tende a ser ainda melhor, impulsionado pelo fim do vencimento de impostos e um maior otimismo do consumidor.
Leia também
Os resultados positivos são observados em todo o país, com aumento nos placamentos de veículos em 6,3% em relação a maio e 16,3% no acumulado do primeiro semestre. Em São Paulo, o crescimento foi ainda maior, com quase 145 mil veículos novos emplacados no primeiro semestre de 2024. Esse desempenho levou a Fenadistribuição a rever suas projeções de crescimento para o ano, de 13,5% para quase 17%, impulsionadas também pelo aumento do crédito disponível e incentivos governamentais, como programas de isenção para empresas que poluem menos. O otimismo do setor é compartilhado por concessionárias, que veem um aquecimento da economia e um aumento na demanda, impulsionado também pelo crescimento dos serviços de entrega e aplicativos de transporte. O cenário atual representa um alívio em relação à situação pré-pandemia, com números que não eram vistos antes.



