CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Venda de veículos 0 km cresce no primeiro semestre

Apesar do índice positivo, os números ainda não chegaram nos patamares de antes da pandemia
Venda veículos 0km
Apesar do índice positivo, os números ainda não chegaram nos patamares de antes da pandemia

Apesar do índice positivo, os números ainda não chegaram nos patamares de antes da pandemia

Crescimento nas vendas de veículos

O primeiro semestre de 2024 registrou um crescimento na venda de veículos zero quilômetro, embora não tenha recuperado totalmente os números pré-pandemia. Concessionárias relatam resultados positivos, com aumentos significativos nas vendas em comparação ao ano anterior. Em uma concessionária da região, por exemplo, o mês de junho apresentou um aumento de 50% nas vendas em relação a junho de 2023.

Impacto do transporte por aplicativo

Um fator que contribui para esse crescimento é o aumento da demanda por veículos impulsionado pelo setor de transporte por aplicativo. Motoristas que antes alugavam carros para trabalhar atrásra estão optando pela compra, devido à redução de custos com prestações mais acessíveis do que o aluguel. Além disso, novos motoristas de aplicativos também estão impulsionando a procura por veículos seminovos em bom estado de conservação.

Financiamentos e incentivos governamentais

As taxas de financiamento mais baixas, chegando a zero em alguns casos, e a possibilidade de usar veículos usados como entrada também contribuem para o aumento das vendas. O valor médio gasto na compra de um veículo zero quilômetro também aumentou, ultrapassando os R$ 100 mil em alguns casos. Há uma migração para veículos maiores, como SUVs, que são os mais procurados atualmente. O segundo semestre tende a ser ainda melhor, impulsionado pelo fim do vencimento de impostos e um maior otimismo do consumidor.

Os resultados positivos são observados em todo o país, com aumento nos placamentos de veículos em 6,3% em relação a maio e 16,3% no acumulado do primeiro semestre. Em São Paulo, o crescimento foi ainda maior, com quase 145 mil veículos novos emplacados no primeiro semestre de 2024. Esse desempenho levou a Fenadistribuição a rever suas projeções de crescimento para o ano, de 13,5% para quase 17%, impulsionadas também pelo aumento do crédito disponível e incentivos governamentais, como programas de isenção para empresas que poluem menos. O otimismo do setor é compartilhado por concessionárias, que veem um aquecimento da economia e um aumento na demanda, impulsionado também pelo crescimento dos serviços de entrega e aplicativos de transporte. O cenário atual representa um alívio em relação à situação pré-pandemia, com números que não eram vistos antes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.