CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Venda de veículos cai pela metade diante da pandemia do novo coronavírus

Sem vendas presenciais, mercado de carros tem queda brusca de vendas
venda de veículos
Sem vendas presenciais, mercado de carros tem queda brusca de vendas

Sem vendas presenciais, mercado de carros tem queda brusca de vendas

O mercado automobilístico em Ribeirão Preto sofreu um forte impacto com a pandemia do novo coronavírus, apresentando uma queda significativa nas vendas de veículos novos e usados.

Queda nas Vendas e Impacto Econômico

De acordo com informações da CBN Ribeirão Preto, as vendas despencaram pela metade em comparação com o ano anterior. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam uma queda de 52,87% nas vendas entre janeiro e junho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, totalizando 3.927 veículos comercializados contra 8.332 no ano anterior. A redução é atribuída ao fechamento ou funcionamento parcial de concessionárias, impactando diretamente na geração de caixa e na manutenção de empregos. A Febraban alerta para o risco de aumento do desemprego e falências caso a situação persista.

Adaptação ao Cenário Digital

Revendedores locais, como a loja relatada pela CBN, que possui duas unidades, registraram queda de aproximadamente 40% nas vendas desde o início da pandemia. Para contornar a situação, essas empresas têm investido em estratégias digitais, utilizando plataformas como Instagram para divulgar seus veículos e alcançar clientes em potencial. A inauguração de uma nova loja prevista para fevereiro precisou ser adiada para março e, mesmo assim, não se concretizou por conta do agravamento da situação.

Perspectivas Futuras

A crise no setor automobilístico de Ribeirão Preto demonstra a necessidade de adaptação e resiliência das empresas do ramo. A utilização de estratégias digitais e a busca por soluções junto aos governos (federal, estadual e municipal) para garantir liquidez são cruciais para a sobrevivência do setor e a manutenção dos empregos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.