CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas de flores aumentam 20% nesta véspera do Dia de Finados

As mais procuradas são: flor do campo, crisântemo e o kalanchoe; cemitérios de Ribeirão devem receber mais de 50 mil pessoas
Vendas de flores Dia de Finados
As mais procuradas são: flor do campo, crisântemo e o kalanchoe; cemitérios de Ribeirão devem receber mais de 50 mil pessoas

As mais procuradas são: flor do campo, crisântemo e o kalanchoe; cemitérios de Ribeirão devem receber mais de 50 mil pessoas

O Dia de Finados movimenta o mercado de flores naturais em Ribeirão Preto. Comerciantes esperam aumento nas vendas entre 10% e 20%, impulsionado pela visitação de mais de 50 mil pessoas aos cemitérios da cidade.

Preparação dos Comerciantes

A Cia GESP, principal fornecedora de flores da região, reforçou o estoque para atender à demanda. Pedro Fernandes Lessa, funcionário da empresa há cinco anos, afirma que o aumento no movimento é natural nessa época. A procura por flores começou na semana anterior ao feriado, com floriculturas e supermercados se abastecendo antecipadamente. Segundo Lessa, houve um acréscimo de pelo menos 20% na procura de algumas variedades, principalmente até a véspera do feriado.

Produtos mais procurados

As flores mais procuradas são as coloridas, como as flores do campo (que simbolizam o Dia de Finados) e os calanchos (devido ao baixo custo e cores vibrantes). Aldo Rogério, que trabalha na Cia GESP há 23 anos, destaca a negociação antecipada com produtores (iniciada quatro ou cinco meses antes) para garantir o abastecimento e o aumento de 80% na produção nessa época. A Cia GESP oferece opções tanto para o atacado quanto para vendas individuais, com vasos decorados para atrair clientes.

Nem todos os comerciantes estão otimistas. Marcos Glória, com 20 anos de experiência, relata vendas 10% abaixo do esperado, atribuindo a queda ao alto custo de vida, aumento do preço do diesel e concorrência das flores de plástico. Apesar disso, a Cia GESP se preparou, aumentando o estoque em 10% em relação ao ano anterior, mesmo com o custo das flores 20% maior que em anos anteriores.

O pico das vendas é esperado para o dia anterior ao feriado, com grande movimento nos cemitérios para homenagens aos entes queridos. A expectativa é alta para os três cemitérios de Ribeirão Preto, que recebem flores, velas e outros artigos de decoração.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.