Novos postos de trabalho temporários serão abertos para atender a demanda natalina
Após dois anos de queda, a contratação de trabalhadores temporários para o fim de ano deve crescer em 2019. De acordo com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, a expectativa é de 25 mil admissões, um aumento de 30% em relação a 2018.
Melhora na Economia e Mudanças na Legislação
A melhora na economia e alterações na legislação são apontadas como fatores que contribuíram para esse crescimento. Douglas Pereira, diretor regional da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ABTT), destaca a reforma trabalhista e, principalmente, as mudanças na lei 6.019, que deram mais segurança jurídica aos empresários e impulsionaram o otimismo em relação à economia. Marcelo Bosse, economista do Cincovarp, reforça a expectativa de contratações, lembrando ainda da possibilidade de efetivação de muitos trabalhadores após as festas de fim de ano.
Contratos Temporários e Intermitentes
As contratações temporárias costumam se intensificar em outubro e novembro. A expectativa é que, este ano, um número maior de contratados temporários seja efetivado devido aos quadros funcionais enxutos das empresas. A partir de 11 de novembro, com a entrada em vigor da reforma trabalhista, uma nova modalidade de contrato, o intermitente, estará disponível. A advogada trabalhista Maria Beatriz Bocke explica que a principal diferença entre o contrato intermitente e o temporário está na forma de pagamento: no intermitente, o trabalhador recebe proporcionalmente ao tempo trabalhado, enquanto no temporário, o pagamento ocorre apenas ao final do contrato.
Leia também
Perspectivas Nacionais
A ABTT estima a contratação de 375 mil trabalhadores temporários (indústria, comércio e serviços) em todo o país até o final do ano. Apesar do otimismo, a situação econômica e as mudanças legislativas devem ser monitoradas para uma avaliação precisa do impacto final dessas contratações no mercado de trabalho.



