Comparado ao mesmo período do ano passado, o balanço foi 2% negativo
Queda nas Vendas do Comércio
Os meses de janeiro, fevereiro e março registraram queda nas vendas do comércio varejista em Ribeirão Preto, quando comparados aos mesmos meses de 2018. De acordo com levantamento do sindicato do comércio varejista, houve uma retração de quase 2% nas vendas de março. Mais da metade dos lojistas entrevistados afirmaram que as vendas foram piores que no mesmo período do ano anterior.
Cenário Econômico e Comportamento do Consumidor
O economista do sindicato, Marcelo Boze, atribui a queda a diversos fatores, incluindo a incerteza econômica, reformas em andamento e o alto índice de desemprego (acima de 13 milhões de pessoas). Esse cenário leva os consumidores a priorizarem gastos essenciais e a buscarem opções mais baratas, pesquisando preços e promoções antes de realizar compras, como relatado pela dona de casa Mônica Forzato.
Formas de Pagamento e Perspectivas Futuras
Apesar da retração, o número de empregos no setor se manteve estável, com pequena redução. A pesquisa indica que mais da metade dos consumidores utilizaram cartão de crédito para compras em março, enquanto pouco mais de 30% usaram dinheiro. O cartão de crédito é visto como uma ferramenta benéfica tanto para consumidores quanto para lojistas, oferecendo facilidade e segurança nas transações. Lojistas apostam em datas especiais, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, para impulsionar as vendas. O único setor que apresentou crescimento foi o de tecidos, com aumento de 0,70% em março.
Leia também
Embora o primeiro trimestre tenha apresentado resultados negativos, a manutenção dos empregos e a expectativa em torno de datas comemorativas indicam uma perspectiva de recuperação gradual. O uso do cartão de crédito como principal forma de pagamento também demonstra adaptação do mercado e dos consumidores às novas realidades econômicas.



