Presidente do Sincovarp credita esse crescimento à demanda represada pela pandemia e à melhora dos índices econômicos
As vendas do comércio em Ribeirão Preto registraram crescimento pelo terceiro mês consecutivo, indicando um fim de ano promissor para o varejo.
Fatores que impulsionaram o crescimento
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarpe), o crescimento positivo se deve a diversos fatores. O Dia dos Pais, após um ano de vendas reduzidas devido à pandemia, contribuiu com um incremento de 12,9% em relação ao ano anterior. A retomada gradual do emprego, embora com crescimento moderado em atrássto (0,59% em relação ao mesmo mês do ano passado), também impacta positivamente. Porém, a forte inflação, acima das expectativas do governo, cria um cenário econômico conturbado.
Impactos da crise hídrica e energética
A crise hídrica e energética afeta diretamente o comércio local, principalmente devido ao aumento significativo dos custos de energia elétrica. Lopes cita o exemplo de um lojista que viu sua conta de energia saltar de R$ 400 para R$ 800 em um mês. Essa alta impacta diretamente nos preços dos produtos e serviços, afetando a lucratividade dos comerciantes.
Leia também
Perspectivas para o fim do ano e contratações
Apesar dos desafios, a expectativa para o fim do ano é positiva. Com a retomada de setores como serviços e atividades culturais, e a proximidade de datas importantes como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal, prevê-se um aumento nas vendas. As contratações temporárias já começaram, principalmente para o Dia das Crianças, e devem se intensificar para as datas subsequentes. Embora a inflação seja uma preocupação, o nível de emprego deve se manter satisfatório, superando os números de 2020.



