Diego Galli Alberto diz que queda é comum nos primeiros meses do ano, porque o número de contas para pagar neste período é maior
Queda nas vendas em Ribeirão Preto
O comércio varejista de Ribeirão Preto registrou uma queda de 6,88% nas vendas em janeiro de 2023, em comparação com dezembro de 2022. De acordo com o Centro de Pesquisa do Varejo (CPV), essa redução é esperada para os primeiros meses do ano, devido à diminuição do consumo da população após as festas de fim de ano. O pagamento de contas como IPVA, IPTU e material escolar, além das dívidas de consumo, contribuem para essa baixa.
Impacto no Emprego e Meios de Pagamento
A empregabilidade também sofreu impacto, com uma redução de 6,25% na variação entre vagas abertas e fechadas, principalmente pela dispensa de funcionários temporários contratados no final de 2022. O estudo do CPV revelou que o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores (37,5%), seguido por cartão de débito (22,5%), boleto (15%) e dinheiro/Pix (12,5% cada). As vendas online representaram 24% do total.
Otimismo para o Futuro
Apesar da queda nas vendas em janeiro, os empresários demonstram otimismo para os próximos meses. O índice de expectativa para o curto prazo (3 meses) atingiu 3,4 pontos em janeiro, e para o longo prazo (12 meses) chegou a 3,6 pontos. Esse otimismo é atribuído à resolução de questões políticas em nível nacional, que traz maior segurança aos lojistas. A expectativa é que medidas de estímulo à economia contribuam para a recuperação do setor, sem retrocessos.
O cenário econômico de Ribeirão Preto demonstra uma realidade complexa, com queda nas vendas em janeiro, mas com perspectivas positivas para o futuro, impulsionadas pelo otimismo dos empresários e a expectativa de medidas de estímulo econômico.



