Expectativa de melhora em dezembro por causa do Natal vai por água abaixo em levantamento do Sincovarp
O comércio de Ribeirão Preto enfrentou mais um revés em dezembro, com uma queda de 3,02% nas vendas. Esse resultado contribuiu para a 13ª queda consecutiva no setor, conforme dados da pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).
Desempenho Surpreendentemente Negativo
O economista do Sincovarp, Marcelo Bós e Rodrigues, responsável pela pesquisa, expressou surpresa com o resultado. A expectativa era de um desempenho melhor, considerando que dezembro de 2014 já havia registrado uma baixa de 2,68% em relação ao mesmo período de 2013. “Nós não esperávamos uma queda tão acentuada porque o ano passado já houve queda”, afirmou o economista.
Bós e Rodrigues explicou que, mesmo em anos ruins, dezembro costuma equilibrar as perdas. No entanto, o resultado deste ano foi negativo sobre um ano que já havia sido negativo, o que acende um sinal de alerta.
Leia também
Vestuário: Termômetro do Varejo
O setor de vestuário foi o que apresentou o pior desempenho, com uma queda de 6,74%. Segundo o economista, o vestuário é um importante indicador da saúde do comércio varejista. Por ter um grande número de estabelecimentos, o setor possui um peso significativo na pesquisa. “Quando o vestuário cai muito, ele traz muito a média para baixo”, explicou.
Livrarias e Papelarias: Um Sinal de Mudança?
Em contraste com o cenário geral, o setor de livrarias e papelarias apresentou um crescimento de pouco mais de 0,5%. Além disso, o maior número de compras à vista (50,33%) foi registrado nesse setor. Para o economista, esse dado pode indicar uma mudança no comportamento do consumidor, que busca economizar aproveitando pontas de estoque.
Bós e Rodrigues observou que a antecipação de compras nesse setor já vem sendo observada há alguns anos, possivelmente motivada pelo desejo de evitar o estresse da volta às aulas. A predominância de compras à vista sugere uma busca por preços mais acessíveis.
O cenário apresentado pela pesquisa do Sincovarp demanda atenção e análise para identificar as causas da persistente queda no comércio de Ribeirão Preto.



