CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas no comércio de Ribeirão Preto tiveram aumento pelo sexto mês seguido

O pesquisador do SINCOVARP Diego Galli Alberto explica os números e fala sobre a expectativa do Sindicato para o setor
vendas comércio Ribeirão Preto
O pesquisador do SINCOVARP Diego Galli Alberto explica os números e fala sobre a expectativa do Sindicato para o setor

O pesquisador do SINCOVARP Diego Galli Alberto explica os números e fala sobre a expectativa do Sindicato para o setor

As vendas no varejo de Ribeirão Preto registraram crescimento pelo sexto mês consecutivo, segundo dados do Centro de Pesquisa do Varejo. Apesar de uma queda de quase 7% em janeiro, em comparação com o desempenho de dezembro, os meses seguintes mostraram recuperação consistente.

Recuperação das Vendas

Fevereiro apresentou um crescimento de 6%, seguido por 5% em março e abril. Maio e junho mantiveram a tendência positiva, com julho registrando alta de 2%, resultando em um acumulado de mais de 18% no ano. Esse desempenho supera as expectativas, considerando os resultados abaixo do esperado nos últimos anos, impactados pela pandemia.

Análise do Economista

Diego Gali, economista do Cincovap, atribui o crescimento a uma combinação de fatores. Embora as vendas estejam abaixo do ano passado (uma diferença de cerca de 50 milhões de reais), ele destaca que 2022 registrou demanda reprimida pela pandemia. O economista considera o desempenho de 2023 equilibrado, com o início do ano mais fraco devido à comparação com as vendas de dezembro.

Projeções Futuras e Dia dos Pais

Com relação ao Dia dos Pais, Gali projeta alta entre 4% e 6% nas vendas em comparação ao ano anterior. Fatores como dólar estabilizado, queda da taxa Selic e crédito mais barato contribuem para um cenário econômico favorável. A pesquisa do Cincovap indica que mesmo consumidores endividados pretendem realizar compras, com 26% dispostos a se endividar ainda mais e 12% a deixar de pagar contas para presentear seus pais. O tíquete médio estimado para o Dia dos Pais está entre R$ 150 e R$ 200, um aumento superior a 10% em relação ao ano passado. Para o segundo semestre, a expectativa é de manutenção da tendência positiva, impulsionada por datas como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

O cenário econômico atual, aliado ao comportamento do consumidor demonstram um comércio aquecido em Ribeirão Preto, com projeções otimistas para os próximos meses.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.