Empresários apontam modalidade eletrônica como preferida dos clientes, já o pagamento físico perde cada vez mais espaço
Comprar à vista pode render bons descontos, principalmente no fim do ano. Com setembro chegando, outubro (Dia das Crianças), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal), lojistas de Ribeirão Preto buscam alternativas para impulsionar as vendas.
Descontos para pagamento à vista
Muitos estabelecimentos estão incentivando o pagamento via Pix, dinheiro (embora menos comum) e débito. Para Lindinalvo José de Oliveira, empresário do ramo de vestuário, 80% das compras são pagas eletronicamente. Mesmo com taxas, ele oferece descontos que chegam a 5% para pagamentos à vista, aumentando o ticket médio da loja e incentivando compras maiores.
Perspectivas do consumidor
Entre os consumidores, a possibilidade de desconto impulsiona o uso do dinheiro, considerado por alguns mais prático e seguro que transferências eletrônicas. A conveniência, no entanto, varia: enquanto alguns preferem o dinheiro pela segurança e ausência de dívidas, outros optam pelo cartão por praticidade, principalmente em situações de emergência.
Leia também
A visão do lojista
Apesar das taxas do cartão de crédito, oferecer descontos para pagamento à vista (Pix, débito ou dinheiro) se mostra uma estratégia vantajosa para alguns lojistas. Neilton Parreira, por exemplo, afirma que os descontos atraem clientes, que acabam comprando mais produtos. A combinação de incentivo e conveniência impulsiona as vendas, compensando as taxas e gerando um aumento no lucro.
Em resumo, a estratégia de oferecer descontos para pagamento à vista em Ribeirão Preto tem se mostrado eficaz para lojistas e atraente para consumidores, impulsionando as vendas no período que antecede as festas de fim de ano. A combinação de diferentes métodos de pagamento e a flexibilidade dos descontos contribuem para um ambiente de compras mais dinâmico e vantajoso para ambas as partes.



