Vivendo uma severa crise econômica e social, muitas famílias deixaram o país e vieram para o Brasil
Crianças Venezuelanas Encontram Esperança em Barretos
O Hospital de Amor, em Barretos, tem se tornado um refúgio para crianças venezuelanas que sofrem com a falta de tratamento médico em seu país. A crise humanitária na Venezuela força muitas famílias a buscarem ajuda no Brasil, onde encontram assistência gratuita e a chance de salvar a vida de seus filhos.
Um Caso de Superação
Joana Mosqueira, uma mãe venezuelana, exemplifica essa realidade. Seu filho, Anderson, diagnosticado com leucemia, não tinha acesso ao tratamento necessário em seu país. Deixando marido e outros filhos, Joana cruzou a fronteira por Boa Vista (RR) e buscou ajuda no Brasil. Atualmente, Anderson está em Barretos, recebendo quimioterapia e apresentando sinais positivos de recuperação. “Vim para salvar a vida do meu filho”, relata Joana, agradecida pela oportunidade de tratamento gratuito. “Na Venezuela, não há tratamento para esse tipo de doença”.
A Importância do Diagnóstico Precoce
A situação de Anderson destaca a urgência do diagnóstico precoce do câncer infantil, enfatiza o diretor clínico do Hospital de Barretos, Dr. Paulo de Tarso. Ele ressalta que a chance de cura é significativamente maior quanto mais cedo o tratamento é iniciado. A crise na Venezuela afeta não apenas a alimentação, mas também o acesso a medicamentos básicos, agravando a situação de saúde da população. Os pacientes estrangeiros, muitos deles venezuelanos, recebem apoio em casas de apoio durante o tratamento no hospital.
O trabalho humanitário do Hospital de Amor em Barretos proporciona esperança e uma nova chance de vida para crianças venezuelanas que, de outra forma, não teriam acesso a tratamentos essenciais. A solidariedade e o acesso à saúde demonstram a importância da cooperação internacional em momentos de crise humanitária.



