A coluna Giro do Agro destacou como o verão influencia diretamente o consumo e a comercialização de frutas no Brasil. De acordo com especialistas, os meses mais quentes do ano elevam a procura por frutas com maior teor de água, como melancia e melão, especialmente entre dezembro e fevereiro, período que também inclui as festas de fim de ano.
Segundo o pesquisador de mercado Lucas Bezerra, do Cepea, a melancia registra um aumento mais expressivo na demanda por ser considerada mais refrescante. Apesar disso, o crescimento no consumo não significa, necessariamente, preços mais altos, já que o mercado também é impactado pela disponibilidade da fruta, com várias regiões produtoras ativas neste período.
Na última semana, no entanto, houve alta nas cotações da melancia devido à menor oferta vinda de polos produtores do estado de São Paulo, onde a safra principal está se encerrando. Já a região de Ribeirão Preto conta com produção relevante de frutas como abacate, laranja, limão e tangerina, o que contribui para abastecer o mercado local. Para entender melhor essa dinâmica e acompanhar as notícias do agronegócio, o convite é ouvir a coluna completa no site da CBN Ribeirão.