Caso aprovado o projeto, lei inviabilizaria, por exemplo, apresentações de duplas sertanejas e bailes funks
Uma polêmica ferve em São Carlos: projeto de lei quer banir shows de sertanejo e funk em eventos públicos.
Proposta polêmica
Um projeto de lei protocolado pelo vereador Leandro Guerreiro (PL) em São Carlos pretende proibir shows de sertanejo e funk em espaços públicos ou eventos custeados com recursos municipais. A justificativa é a proibição de músicas que façam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas, incluindo o consumo de álcool, considerado pelo projeto como uma droga.
Implicações da lei
A abrangência da lei é ampla, atingindo canções com conteúdo sexual explícito, apologia ao crime e que promovam o consumo de bebidas alcoólicas. Músicas populares de diversos artistas, incluindo nomes consagrados do sertanejo, poderiam ser banidas de eventos públicos em São Carlos. O vereador confirmou que pretende adicionar emendas para deixar ainda mais clara a proibição de conteúdo que estimule o consumo de álcool.
Leia também
Reações e controvérsias
O projeto, ainda em fase inicial de tramitação, já gerou grande repercussão negativa nas redes sociais. Muitos questionam a censura a gêneros musicais populares e apontam para outras prioridades da cidade. A discussão sobre a subjetividade dos gostos musicais e a necessidade de um debate mais amplo sobre as reais prioridades de São Carlos também se intensificou.



