CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vereador Marcos Papa analisa abrir CPI para investigar Estação Catedral

Obra era para ter sido finalizada no ano passado
CPI Estação Catedral
Obra era para ter sido finalizada no ano passado

Obra era para ter sido finalizada no ano passado

As obras das estações de transporte público em torno da Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto, atrasam e geram polêmica.

Atraso nas Obras e Consequências

Previstas para serem entregues em 2016, conforme contrato de concessão assinado em 2012, as estações ainda não foram inauguradas. A demora, atribuída à prefeitura e ao consórcio Pró-Urbano, motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas do atraso e os possíveis responsáveis. A insistência na construção das estações, mesmo contra a vontade da Igreja Católica, também contribuiu para o impasse.

Impacto nos Comerciantes Locais

Os comerciantes locais sofrem com as obras. Dez lojas entrevistadas relataram queda nas vendas, com alguns estabelecimentos registrando diminuição de até 40% no movimento. A construção atrapalha o acesso e a visibilidade dos comércios, impactando diretamente seus lucros. A falta de passageiros, devido à ausência das estações em funcionamento, é apontada como a principal causa dessa queda.

Situação Atual e Próximos Passos

Atualmente, apenas os terminais das ruas Américo Brasiliense, Visconde e Dinhaúma estão em construção. O projeto para a Rua Florêncio de Abreu depende da aprovação do Condefa, devido ao tombamento histórico da Catedral. A CPI investigará o não cumprimento de cláusulas contratuais e a falta de punição para as partes envolvidas, incluindo a ausência de multas por parte da prefeitura. A expectativa é que a investigação esclareça as responsabilidades e acelere a conclusão das obras.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.