Projeto é votado, mesmo após lei semelhante, do governador Tarcísio, ser derrubada pela Justiça; ouça o ‘De Olho na Política’
Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto discute projeto de lei polêmico sobre distribuição gratuita de água. A proposta, de autoria das vereadoras Duda Hidalgo e Judith Zilly, surgiu após o caso de morte de uma jovem desidratada em show no Rio de Janeiro.
Distribuição Gratuita de Água
O projeto de lei prevê o fornecimento gratuito de água potável em estabelecimentos comerciais e eventos públicos e privados de grande porte. A inspiração para a proposta veio do ocorrido no show da cantora Taylor Swift, onde Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, faleceu devido à desidratação após horas esperando no evento.
Polêmica em Estabelecimentos e Eventos
A proposta gerou controvérsia, principalmente entre proprietários de bares e restaurantes. Muitos argumentam que a obrigatoriedade de oferecer água gratuita causaria prejuízos financeiros. Além disso, a lei também aborda a proibição da entrada de garrafas de água em eventos, prática comum em muitos locais. A vereadora Duda Hidalgo busca regulamentar essa questão em Ribeirão Preto, buscando um equilíbrio entre o direito à hidratação e os interesses dos estabelecimentos.
Leia também
Discussão na Câmara
A pauta da sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Preto inclui dez matérias, sendo esta uma das mais relevantes e debatidas. A aprovação do projeto depende da votação dos vereadores e representa um passo significativo na discussão sobre acesso à água potável na cidade.