CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vereadora Duda Hidalgo (PT) é alvo de pedido de cassação por faixa em apoio ao ex-presidente Lula

Confira os detalhes com Marcelo Fontes na coluna 'De Olho na Política'
pedido de cassação
Confira os detalhes com Marcelo Fontes na coluna 'De Olho na Política'

Confira os detalhes com Marcelo Fontes na coluna ‘De Olho na Política’

Nesta sexta-feira, acompanhamos o desenrolar de uma situação jurídica envolvendo a extinção da autarquia municipal DAEP (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) e um pedido de cassação contra a vereadora Duda Hidalgo.

Suspensão da Extinção da DAEP

Uma liminar judicial suspendeu a extinção da DAEP, prevista no projeto de lei complementar 19-2021. A decisão, expedida por volta das 20h, ocorreu após a votação na Câmara Municipal, impedindo o encaminhamento do projeto ao prefeito para sanção. A liminar se refere apenas ao projeto 19-2021, que trata da extinção da DAEP. Outro projeto, a lei complementar 18-2021, que criou a Secretaria Municipal de Águas e Esgoto, pode seguir seu trâmite normalmente. A prefeitura terá que decidir se tenta derrubar a liminar ou aguarda um julgamento posterior. A decisão judicial destaca que, para a extinção da DAEP se concretizar, seria necessária uma alteração na Lei Orgânica do município, algo mais profundo do que um projeto de lei complementar. Vale ressaltar que a extinção da DAEP, prevista no projeto, está programada apenas para 31 de dezembro, dando tempo para a resolução da questão judicialmente.

Pedido de Cassação contra Vereadora

Paralelamente, um pedido de cassação foi protocolado contra a vereadora Duda Hidalgo. A denúncia alega que ela teria infringido a lei da cidade limpa ao colocar uma faixa em um viaduto em apoio ao ex-presidente Lula, utilizando um assessor do seu gabinete para a instalação. A vereadora afirma ter conhecimento do pedido, mas ainda não teve acesso a todas as acusações. A coordenação jurídica da Câmara analisará o pedido para decidir se ele deve seguir para o Conselho de Ética.

Próximos Passos

A prefeitura deverá decidir como procederá em relação à liminar que impede a extinção da DAEP, enquanto a Câmara Municipal analisará o pedido de cassação contra a vereadora Duda Hidalgo. Ambos os casos prometem gerar debates e desdobramentos nos próximos dias.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.