CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vereadores analisam irregularidades no Governo Darcy Vera

Comissão que investiga a ex-Prefeita tem até março para dar um parecer
irregularidades governo Darcy Vera
Comissão que investiga a ex-Prefeita tem até março para dar um parecer

Comissão que investiga a ex-Prefeita tem até março para dar um parecer

A ex-prefeita de Ribeirão Preto, Darci Vera (PSDB), teve seu mandato interrompido antes do previsto após ser presa em 2 de dezembro, sob suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos.

Sequência do Processo de Caçação

Após o recesso, a Câmara Municipal retoma o pedido de cassação do mandato de Darci Vera. O vereador Marcos Papa (Rede) relatará o processo e defende a continuidade das investigações. A ex-prefeita, por meio de sua advogada, Cláudia Seixas, apresentou sua defesa e indicou o deputado Campos Machado como testemunha. A comissão processante seguirá o processo, garantindo o direito de defesa à ex-prefeita e às testemunhas.

Análise da Comissão Processante e Possíveis Consequências

Além do relator, participam da comissão processante os vereadores Maurício Gasparini (PSDB) e Fabiano Guimarães (DEM). Luiz Escarpini, advogado especialista em direito eleitoral, explica que a comissão pode votar pela ineligibilidade de Darci Vera, impactando não apenas na perda do cargo, mas também na capacidade de disputar eleições futuras. A oitiva de Darci Vera e das testemunhas está marcada para 20 de fevereiro, com a comissão tendo até março para analisar as alegações de defesa e emitir um parecer.

Desdobramentos e Situação Contábil

A comissão processante foi aprovada em dezembro por unanimidade, em decorrência da Operação Sevandija. A Câmara Municipal rejeitou as contas da prefeitura de 2012 e 2013, reprovadas anteriormente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O TCE também confirmou a reprovação das contas de 2014, ainda a serem votadas pelo legislativo. Teoricamente, isso configura a perda dos direitos políticos de Darci Vera por oito anos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.