Prefeito é acusado de participar de um esquema que fraudava licitações; rombo nos cofres do município gira em torno de R$ 1 mi
A Câmara Municipal de Morro Agudo decidirá na próxima quinta-feira, às 9h, o futuro do prefeito Gilberto Barbete. Um relatório recomenda a cassação do prefeito, necessitando de dois terços dos votos (seis votos dos nove vereadores) para que a medida seja aprovada.
Histórico de Afastamento
Barbete já foi afastado do cargo em 11 de abril do ano passado, durante a Operação Mimosea Parda, que investiga fraudes envolvendo desvio de quase um milhão de reais. Após um afastamento de 130 dias, ele retornou ao cargo em março deste ano, mas uma comissão processante foi aberta pela Câmara Municipal, resultando no relatório que recomenda sua cassação.
Investigação e Comissão Processante
O Ministério Público investiga o prefeito por fraudes envolvendo secretários e vereadores. Apesar de ter retornado ao cargo em março após decisão judicial, a Câmara Municipal abriu uma comissão processante que culminou no relatório favorável à cassação. O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou seu retorno ao cargo no início do ano, mas menos de um mês depois, vereadores iniciaram nova investigação, levando a um novo afastamento de 130 dias.
Leia também
Próximos Passos e Implicações
Atualmente, Barbete exerce suas funções normalmente. A sessão da próxima quinta-feira representará um momento crucial, podendo resultar em sua definitiva destituição do cargo. O desfecho desta votação encerrará um longo e complexo processo, marcando um novo capítulo na política de Morro Agudo.



