CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vereadores de oposição querem aprovar na sessão desta terça a convocação do Secretário da Fazenda para esclarecer a real situação financeira da cidade

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Vereadores oposição Secretário da Fazenda
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto convocou o Secretário da Fazenda, Sergio Nalini, para prestar esclarecimentos sobre a situação financeira do município. A convocação ocorre em meio a crescentes reclamações sobre atrasos nos pagamentos de servidores e prestadores de serviços, gerando preocupação e questionamentos por parte dos vereadores e da população.

Dívida e Serviços Essenciais em Risco

Representantes do PSDB afirmam que os esclarecimentos são cruciais, considerando que a dívida do município impacta diretamente serviços essenciais à população. A situação é descrita como crítica, com relatos de problemas generalizados, incluindo buracos nas ruas, vazamentos de água e esgoto, além do abandono de praças e parques, como o fechamento de um parque há mais de seis meses devido a infestação de carrapatos.

Orçamento e Aplicação de Recursos

A prefeitura de Ribeirão Preto enfrenta uma dívida de longo prazo estimada em mais de 75 milhões de reais, com débitos de curto prazo (a serem pagos em até 12 meses) ultrapassando 718 milhões de reais. O vereador Marcos Papa enfatiza a necessidade de Nalini detalhar como o orçamento municipal, aprovado pela Câmara, tem sido aplicado. Há denúncias de que a prefeitura não estaria cumprindo o orçamento aprovado, o que prejudica a cidade e os negócios locais.

Impacto nos Servidores e Serviços da Coderp

Os atrasos salariais também afetam os serviços prestados pela Coderp (Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto), com funcionários ameaçando paralisar as atividades devido à falta de pagamento. Uma eventual paralisação afetaria o processamento de dados das secretarias da Fazenda, Saúde e Educação, prejudicando os contribuintes. A dívida da prefeitura com a Coderp é estimada em 50 milhões de reais, além dos atrasos nos salários dos servidores, que já foram pagos com uma semana de atraso. Trabalhadores terceirizados também relatam atrasos salariais.

A crise financeira do município, que pode levar à redução do quadro de funcionários das secretarias no próximo ano, é apontada como o principal motivo para a convocação do Secretário da Fazenda. A expectativa é que Sergio Nalini apresente um panorama detalhado da situação e as medidas que estão sendo tomadas para solucionar os problemas financeiros.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.