As Comissões Especiais de Estudo irão investigar o Daerp e analisar a entrada de animais em parques da cidade
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto instalou duas novas comissões na tarde de terça-feira. Uma delas irá analisar a entrada de animais em parques da cidade, e a outra estudará a possível privatização do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).
Animais em Parques
Em 2022, foi aprovada uma lei que regulamenta a entrada de animais de pequeno porte (até 10 kg) em parques, desde que estejam com coleiras e seus donos limpem as fezes. Apesar da lei, o vereador Giancoraus, presidente da comissão especial, afirma que ela não está sendo respeitada. A comissão terá 120 dias para estudar o tema e ouvir as partes envolvidas, buscando identificar a necessidade de alterações ou até mesmo a extinção da lei. O objetivo não é proibir a entrada de animais, mas sim avaliar a eficácia da fiscalização e a possibilidade de aprimorar a legislação ou criar áreas específicas nos parques para animais.
Privatização do Daerp
A outra comissão criada irá investigar a possível privatização do Daerp. O presidente, vereador Lincoln Fernandes, pretende ouvir representantes da autarquia para esclarecer as informações contidas em um áudio atribuído ao ex-diretor técnico do Daerp, Valdu Vilani, que afirma que o prefeito teria a intenção de acabar com o departamento. A comissão buscará entender se a gravação é parte de um plano para privatizar o serviço de água e esgoto, analisando a situação financeira do Daerp, o quadro de funcionários e as funções exercidas.
Vistoria no Centro Popular de Compras
Ainda na terça-feira, a Comissão dos Ambulantes realizou uma vistoria no Centro Popular de Compras da cidade.
Paralelamente às novas comissões, a Câmara Municipal segue atenta às demandas da população e busca soluções eficazes para os problemas apresentados, promovendo transparência e debate sobre temas relevantes para Ribeirão Preto.



