CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vereadores e Ricardo Silva (PSD) serão diplomados no dia 18 de dezembro

Processo será feito de forma online no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); ouça o 'De Olho na Política'
Vereadores e Ricardo Silva (PSD) serão
Processo será feito de forma online no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); ouça o 'De Olho na Política'

Processo será feito de forma online no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); ouça o ‘De Olho na Política’

A diplomação dos candidatos eleitos para prefeito, Vereadores e Ricardo Silva (PSD) serão, vice-prefeito e vereadores em Ribeirão Preto está marcada para o dia 18 de dezembro. Esse é um ato oficial da Justiça Eleitoral que certifica a eleição dos candidatos após a apuração dos votos e o cumprimento dos prazos legais para questionamentos. O diploma contém o nome do eleito, a legenda, o cargo e a classificação, podendo incluir outros dados a critério do juiz eleitoral.

Após a diplomação, que é um procedimento documental e automático, ocorre a posse, prevista para 1º de janeiro, com cerimônia na Câmara Municipal. A primeira sessão é presidida pelo vereador eleito com mais votos, que em Ribeirão Preto foi Danilo Escote, do MDP. A eleição da mesa diretora da Câmara é feita internamente pelos vereadores, e ainda não há definições concretas sobre o próximo presidente da Casa.

Processo de diplomação e posse: A diplomação confirma a aptidão dos eleitos para iniciar seus mandatos de quatro anos. A posse, por sua vez, é o momento formal de início das funções, com cerimônia e votação interna para a mesa diretora da Câmara.

Situação política em Ribeirão Preto

A atual gestão municipal está em fase de transição, com uma comissão avaliando as contas da prefeitura e políticas públicas. Há divergências sobre a situação financeira, com relatos de rombo nas contas e índices positivos apresentados pela prefeitura, o que gera uma disputa de narrativas.

Prefeito de Igarapava afastado: Na região, o prefeito de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Matar (MDB), foi afastado do cargo por decisão da Câmara Municipal devido a um processo de improbidade administrativa relacionado a uma licitação de transporte escolar. O vice-prefeito Wagner Marques do Santos assumiu o cargo faltando cerca de 20 dias para o fim do mandato. O prefeito afastado alega perseguição política e já protocolou uma denúncia no Ministério Público.

Entenda melhor

O processo de diplomação é uma etapa necessária entre a eleição e a posse dos candidatos eleitos, garantindo a legalidade do mandato. A posse marca o início oficial das funções dos eleitos, com cerimônia e procedimentos internos na Câmara Municipal. A transição de governo pode envolver análises das contas públicas e ajustes administrativos, que nem sempre são consensuais.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.