Duas das multas foram registradas no mesmo dia; Bruno Silva comenta o ranking na coluna ‘De Olho na Política’
O programa Manhã CBL, em comemoração aos 167 anos de Ribeirão Preto, percorreu a cidade para ouvir a população e discutir temas relevantes. Um dos focos foi a sustentabilidade, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e a importância de um crescimento sustentável para a cidade.
Meio Ambiente e Política Local
O cientista político Bruno Silva destacou a crescente importância das questões ambientais na pauta política local. Assuntos como mobilidade urbana e destinação de lixo, antes vistos como distantes, atrásra são cruciais para a construção de políticas públicas mais eficazes. A redução da emissão de gases poluentes, a destinação correta do lixo e a gestão dos recursos hídricos são temas que exigem atenção da classe política para ações consistentes.
Investigação de Rachadinha e Multas de Trânsito
O programa também abordou a investigação de um suposto esquema de rachadinha envolvendo o vereador Sérgio Zerbinato (PSB), cujo carro oficial acumula o maior número de multas de trânsito entre os vereadores de Ribeirão Preto. O veículo recebeu sete autuações desde 2021, incluindo duas no mesmo dia. Outros vereadores também foram citados em relação a multas de seus veículos oficiais. Bruno Silva criticou a prática da rachadinha, qualificando-a como um ato criminoso e uma apropriação indevida de recursos públicos. Ele também condenou o desrespeito às leis de trânsito por parte de alguns parlamentares, considerando-o um ato contraditório, especialmente para aqueles que legislam sobre o assunto. A reportagem do A Cidade On buscou respostas dos gabinetes envolvidos, com alguns vereadores alegando que as multas foram pagas pelos condutores e que não houve prejuízo ao erário público.
Leia também
Responsabilidade e Exemplaridade
A discussão sobre a necessidade de exemplaridade por parte dos políticos foi central no debate. A conduta dos vereadores, especialmente em relação ao uso de veículos oficiais e ao respeito às leis, deve ser pautada pela ética e transparência. A sociedade tem o papel de cobrar mudanças de conduta e exigir responsabilidade dos seus representantes, garantindo o uso adequado dos recursos públicos e o respeito às leis que eles próprios criam.