CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vice-presidente da Câmara de Orlândia é alvo de denúncias

Michele Ruffo Junqueira (MDB) pode ter mandato cassado após denúncia de uso de cozinha municipal para evento particular
denúncias contra vice-presidente
Michele Ruffo Junqueira (MDB) pode ter mandato cassado após denúncia de uso de cozinha municipal para evento particular

Michele Ruffo Junqueira (MDB) pode ter mandato cassado após denúncia de uso de cozinha municipal para evento particular

Orlândia e Sertãozinho: investigações sobre uso indevido de recursos públicos municipais geram pedidos de cassação

Uso irregular da cozinha municipal e terceirização da merenda escolar em Orlândia

Em Orlândia, a vice-presidente da Câmara e primeira-dama, Michelle Rufus Junqueira (MDB), pode ter o mandato cassado após investigações sobre o suposto uso da cozinha municipal para eventos particulares, como duas edições de uma feijoada em 2018 e 2019. A investigação, iniciada por uma comissão especial de inquérito (CEI) para avaliar a terceirização da merenda escolar, apontou indícios de irregularidades na licitação, com superfaturamento estimado em três vezes o valor pago anteriormente pela prefeitura. O relatório da CEI, que contou com o depoimento de 17 testemunhas, apontou direcionamento de licitação, fraude e uso irregular de funcionários públicos. Por quatro votos a três, a Câmara aprovou o pedido de cassação, que será analisado pelos vereadores Thiago Cavazzini, Murilo Espadini e Rodrigo Lima em até 120 dias. A vereadora Michelle Junqueira nega as acusações, alegando que a feijoada era beneficente e que utilizou funcionários particulares, não públicos. A prefeitura afirma que ainda não foi notificada e só se manifestará após analisar os documentos.

Investigação do GAECO e denúncias em outras cidades

Em setembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu mandados de busca e apreensão em Orlândia e cidades vizinhas, em uma investigação que envolve licitações que somam mais de R$ 14 milhões. A situação em Orlândia chama atenção para um problema que não se restringe à cidade. Em Sertãozinho, uma denúncia contra o presidente da Câmara, Lúcio Martins de Freitas (“Lúcio da Rádio”), aponta o uso irregular de servidores municipais em eventos promovidos pelo vereador. Um vídeo mostra um funcionário da Câmara carregando equipamentos de som para um show semanal. Lúcio da Rádio admite o uso do funcionário, mas afirma que o serviço ocorre fora do expediente e que ele paga o servidor. Uma CEI foi aberta em Sertãozinho para apurar o caso.

A importância da participação cidadã na fiscalização

Segundo Guilherme Correia da Silva, advogado e presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Ribeirão Preto, a participação da população na fiscalização das ações dos políticos é fundamental. A lei orgânica de cada município e o regimento interno de cada órgão municipal definem o procedimento adequado para denúncias, que são parte do processo de fiscalização que cabe a todos os cidadãos. Acompanhar o uso do dinheiro público e as ações dos representantes eleitos é crucial para a transparência e a boa governança.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.