CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vídeo de descarte de mudas de plantas em Jaboticabal seria falso

Prefeitura nega veracidade das imagens divulgadas na internet e que revoltam a população
descarte de mudas
Prefeitura nega veracidade das imagens divulgadas na internet e que revoltam a população

Prefeitura nega veracidade das imagens divulgadas na internet e que revoltam a população

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram um caminhão da prefeitura de Jabotikabal descartando mudas de árvores em um aterro sanitário. O vídeo gerou grande repercussão negativa e acusações de crime ambiental contra a administração municipal.

Prefeitura nega envolvimento

A prefeitura de Jabotikabal, por meio do secretário de governo Wellington de Caia do Castro, negou veementemente as acusações. Segundo ele, as imagens são falsas e não foram gravadas na cidade. O secretário afirmou que o caminhão, o aterro sanitário e os funcionários envolvidos não pertencem a Jabotikabal. A prefeitura anunciou que tomará medidas judiciais para remover o vídeo da internet e proteger a imagem dos funcionários.

Especialista alerta para disseminação de notícias falsas

Roberto Musto, consultor político e analista de redes sociais, comentou sobre a crescente disseminação de notícias falsas online. Ele destacou a falta de apuração por parte dos internautas antes de compartilhar informações, muitas vezes impulsionadas por manchetes sensacionalistas. Musto alertou para a utilização de URLs falsas e a cópia de logos de veículos de comunicação confiáveis para dar credibilidade a informações fraudulentas. Ele aconselha ceticismo com manchetes apelativas e uma verificação cuidadosa da URL do site antes de compartilhar qualquer conteúdo.

Medidas legais em andamento

O departamento jurídico da prefeitura de Jabotikabal informou que está tomando providências para coibir a disseminação de denúncias falsas pela internet. O sindicato dos servidores públicos municipais também se manifestou, buscando proteger a imagem dos funcionários envolvidos na polêmica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.