CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vigilância Epidemiológica aguarda exame de macacos encontrados mortos

Só em 2017 foram 45 animais, sendo que dois tiveram a febre amarela como causa do óbito
macacos mortos
Só em 2017 foram 45 animais, sendo que dois tiveram a febre amarela como causa do óbito

Só em 2017 foram 45 animais, sendo que dois tiveram a febre amarela como causa do óbito

A prefeitura de Ribeirão Preto se pronunciou sobre a morte de macacos na cidade. Desde a última semana, cinco novos casos foram registrados, elevando o número total para 70 macacos mortos em 2024. O último caso ocorreu no Parque Curupira.

Investigação em Andamento

A médica sanitarista Analise Castro, da Divisão Epidemiológica de Ribeirão Preto, explica que 45 amostras de macacos foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise. Até o momento, dois macacos testaram positivo para febre amarela, dois exames foram inviabilizados devido à deterioração das amostras, e 21 deram negativo. A demora nos resultados se deve à priorização de áreas onde a circulação do vírus ainda não foi confirmada.

Possíveis Causas da Mortalidade

Embora a febre amarela seja uma preocupação, Analise Castro destaca que outras causas podem estar contribuindo para a morte dos macacos. A médica aponta atropelamentos e choques elétricos como fatores relevantes, considerando o risco que o ambiente urbano representa para esses animais. Apesar disso, a confirmação de casos de febre amarela em macacos reforça a necessidade de vigilância.

Prevenção e Vacinação

A sanitarista reitera a importância da vacinação contra a febre amarela, enfatizando sua alta eficácia (quase 100%). Ela recomenda que adultos recebam duas doses da vacina, enquanto crianças devem ser vacinadas a partir dos seis meses de idade, com doses subsequentes aos nove meses e aos quatro anos. O tempo médio de espera pelos resultados dos exames no Instituto Adolfo Lutz é de dois meses.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.