CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vigilância reforça fiscalização após proibição de fórmulas infantis da Nestlé

Anvisa suspendeu lotes por risco de contaminação; Ribeirão Preto intensifica inspeções em farmácias e mercados
vigilância
Nestlé/Reprodução

A Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto reforçou a fiscalização em farmácias, drogarias e supermercados após a Anvisa proibir a venda de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé, por risco de contaminação. Essa medida tem caráter preventivo e busca proteger bebês e crianças pequenas.

A suspensão envolve produtos das marcas Nestógeno, Nan Supreme Pro, Nan Comfort, Nan Sensitive e Alfamino, fabricados pela Nestlé Brasil. A orientação é para que os itens afetados sejam retirados imediatamente das prateleiras e não sejam oferecidos aos consumidores.

Fiscalização

Segundo a Vigilância Sanitária, as inspeções já fazem parte da rotina do órgão, mas foram intensificadas após o alerta da Anvisa. As equipes estão nas ruas verificando se os produtos suspensos continuam expostos para venda nos estabelecimentos do município.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Lucy Rodrigues da Silva, o recolhimento está sendo feito de forma voluntária pela empresa, com acompanhamento do poder público. Caso algum estabelecimento descumpra a determinação, pode sofrer sanções administrativas.

Produtos

A proibição foi motivada pela identificação do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A substância pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão de movimentos.

O alerta foi comunicado à Anvisa pela própria Nestlé, que iniciou o recolhimento voluntário dos lotes, identificados nas imagens abaixo, no Brasil e em outros países. A toxina foi detectada em produtos ligados a uma fábrica na Holanda, associada a um fornecedor global de óleos terceirizados.

Vigilância reforça fiscalização após proibição de fórmulas infantis da Nestlé
Vigilância reforça fiscalização após proibição de fórmulas infantis da Nestlé

Orientações

A Vigilância Sanitária orienta pais e responsáveis a verificarem o número do lote impresso no rótulo antes da compra ou do consumo. Apenas os lotes listados no comunicado da Anvisa estão suspensos; os demais não foram afetados.

Caso a criança apresente sintomas como vômitos, diarreia ou sonolência após o consumo do produto, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente, informando o alimento ingerido e, se possível, levando a embalagem.

Recall

Consumidores que possuírem produtos dos lotes afetados devem interromper imediatamente o uso e entrar em contato com o atendimento ao consumidor da Nestlé para troca ou reembolso integral. A empresa disponibiliza os canais [email protected] ou 0800 761 2500, atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A população também pode denunciar estabelecimentos que mantenham produtos suspensos à venda por meio do Serviço de Atendimento ao Munícipe (telefone 156). A lista completa dos lotes proibidos está disponível no site do G1 Ribeirão Preto e nas redes sociais da CBN Ribeirão.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.