CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vigilância sanitária encontra larvas de mosquitos em diversos pneus deixados a céu aberto no Tanquinho

Agentes retiraram a água acumulada, aplicaram larvicidas e notificaram o dono do terreno para retirar ou cobrir o material
Vigilância sanitária encontra larvas de mosquitos
Agentes retiraram a água acumulada, aplicaram larvicidas e notificaram o dono do terreno para retirar ou cobrir o material

Agentes retiraram a água acumulada, aplicaram larvicidas e notificaram o dono do terreno para retirar ou cobrir o material

A Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto encontrou centenas de pneus com água parada e presença de larvas em um terreno na Rua Rafael Delfina, no bairro Tanquinho, zona norte da cidade. O local, que fica atrás de um depósito de pallets, passou por ação de remoção de água e aplicação de larvicida na manhã desta sexta-feira após denúncia de moradores.

A ação no terreno

Segundo Caio Henrique da Silva Campos, coordenador de campo da Vigilância em Saúde, o ponto já estava cadastrado e era fiscalizado com visitas periódicas. “Há cerca de duas semanas encontramos foco e eliminamos a água dos pneus, mas como tem chovido quase todo dia, eles encheram de novo”, explicou. A equipe realizou trabalho mecânico para retirar a água dos pneus e aplicou larvicida para impedir o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

Responsabilidade do proprietário e providências legais

O proprietário do terreno acompanhou a ação, mas preferiu não dar entrevista. Em declaração informal, afirmou que usa o espaço como depósito para comercializar pneus destinados à reutilização ou reciclagem e que recolhe material de outros pontos da cidade. A Vigilância destacou, porém, que o armazenamento a céu aberto é inadequado. “Os pneus não podem estar expostos; têm de ser guardados em local coberto”, afirmou Caio. A prefeitura deve notificar o responsável para que faça a cobertura do terreno ou transfira os pneus; caso não cumpra, poderá ser multado.

Como denunciar e o risco à saúde pública

A população pode comunicar casos semelhantes pelo serviço de atendimento ao munícipe (SAC) ou diretamente à Vigilância em Saúde, pelo telefone 3628-8120. A vigilância alerta que, diante de milhares de casos de dengue confirmados, duas mortes e a declaração de epidemia em nível 2 no município, qualquer foco é potencialmente perigoso. “A transmissão está descontrolada; precisamos da mobilização de todos — moradores, proprietários de ferros-velhos e borracharias — para reduzir os riscos”, disse o coordenador.

A prefeitura e equipes de vigilância afirmam que o trabalho de aplicação de larvicida foi concluído, mas a remoção definitiva e o armazenamento correto dos pneus demandarão acompanhamento e medidas administrativas complementares.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.