São duas exibições nesta terça (2) do curta-metragem ‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’, às 19h e 20h; entrada é gratuita
Ribeirão Preto recebe hoje o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O Cine Solar exibirá curta‑metragens infantis — entre eles uma produção realizada por estudantes da cidade — e a entrada é gratuita.
O projeto e a estrutura
O veículo foi adaptado com placas fotovoltaicas no teto e transforma espaços públicos e ao ar livre em salas de exibição. Além das projeções, a programação inclui oficinas e atividades de educação ambiental destinadas a crianças e jovens. A cenografia e a iluminação, elaboradas com materiais reciclados, são usadas para demonstrar, de forma lúdica, como a luz do sol é convertida em energia elétrica.
Programação em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto as sessões ocorrerão no Centro Cultural Vila Tecnológica, no Jardim Alexandre Balbo, na zona norte. As exibições começam às 19h. Segundo o coordenador de produção, Antônio Domenque, serão realizadas duas sessões: a primeira com curta‑metragens infantis e de temática ambiental; na sequência será exibido o longa Fu Diverso — Uma Galáxia em Perigo.
Leia também
Itinerário da semana
Após a estreia em Ribeirão, o Cine Solar segue para outras cidades da região:
- Franca — quarta‑feira, dia 3, às 18h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Avenida Professor Cláudio Junqueira, 330, Jardins de Elinda.
- Tuverava — quinta‑feira, dia 4, às 19h, no Centro Cultural Professor Cícero Verbosa Lima Júnior, Praça Deputado Elvio Núnius da Silva, Centro.
- Terra Rocha — sexta‑feira, dia 5, às 19h, no amplo Teatro Mohamed Absobrinho, Rua Marechal Floriano, 690, Centro.
- Taquarao — sábado, dia 6 de abril, às 18h, na Praça da Igreja Matriz (Igreja Senhor Bom Jesus), Rua Central, 530, Centro.
O projeto pretende aproximar comunidades da cultura audiovisual e mostrar, na prática, possibilidades de geração de energia limpa em equipamentos móveis e acessíveis.



