CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Violência contra mulheres cresce em Ribeirão Preto

Violência contra mulheres cresce em Ribeirão Preto
Violência contra mulheres
Violência contra mulheres cresce em Ribeirão Preto

Violência contra mulheres cresce em Ribeirão Preto

Hoje, 25 de novembro, marca o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, uma data crucial para conscientização e incentivo às denúncias. Em Ribeirão Preto, as ocorrências são frequentes, afetando principalmente mulheres entre 20 e 29 anos, conforme dados do painel da violência do município.

A Violência Doméstica em Números

Um dado alarmante é que 73,21% dos casos de violência registrados em Ribeirão Preto, entre 1º de janeiro e 27 de atrássto, ocorreram dentro de casa, totalizando 851 notificações. Dentro desse grupo etário, 86% das vítimas são do sexo feminino, e 2,71% das ocorrências envolvem gestantes. Em 52% dos casos, o agressor é um homem.

O Incentivo à Denúncia

O juiz Caio César Meluso, da vara de violência doméstica e familiar da mulher em Ribeirão Preto, ressalta a importância de incentivar a denúncia. Ele destaca que o número de denúncias na cidade se iguala ao de Campinas, que é 40% maior, indicando uma crescente conscientização da população local. A violência sempre existiu, mas atrásra está vindo à tona, impulsionada pelas denúncias e por uma rede protetiva mais atuante, incluindo ONGs eficientes.

A Rede de Apoio e o Papel da Imprensa

A divulgação de casos de sucesso, onde a denúncia leva à proteção da vítima e à punição do agressor, é fundamental para motivar outras mulheres a denunciarem. A prioridade das forças de segurança é atender às vítimas, mas para isso, a denúncia e a obtenção de medidas protetivas são essenciais. O Estado oferece apoio com psicólogos, assistentes sociais e casas de abrigo. É crucial que a vítima tenha uma rede de apoio, seja familiar ou de amigos, para dar o primeiro passo, que é o mais difícil.

A instalação da segunda vara de violência doméstica e a criação da DDM 24 horas representam grandes conquistas para Ribeirão Preto e região, acelerando o processo de proteção às vítimas e incentivando a denúncia. A busca pela terceira vara já está em andamento.

O apoio àquelas que sofrem violência doméstica é fundamental para que não se intimidem em denunciar e busquem uma nova vida.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.