Número é quase quatro vezes maior do que o registrado no ano passado, quando cinco pessoas se vitimaram
O número de mortes no trânsito de Ribeirão Preto quase triplicou em 2022 em comparação com o ano anterior, um aumento alarmante que exige atenção imediata.
Mortes em alta
Em janeiro de 2022, foram registradas quatro mortes no trânsito, enquanto em 2021 não houve nenhum óbito no mesmo período. Fevereiro de 2022 apresentou seis mortes, contra três em 2021. O mês de março foi ainda mais preocupante, com oito mortes em 2022, comparadas a apenas duas em 2021. No total, 18 vítimas fatais foram registradas nos três primeiros meses de 2022, contra cinco no mesmo período de 2021, representando um aumento superior a 260%.
Causas do aumento
Para Ricardo Velasco Cunha, advogada especialista em trânsito, a falta de educação no trânsito, aliada à imprudência, é a principal causa desse crescimento. O desrespeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro, a falta de direção defensiva e as más condições das vias públicas contribuem para o aumento de acidentes graves. O uso do celular ao volante, especialmente por entregadores de aplicativos, também é um fator preocupante.
Leia também
Ações para um trânsito mais seguro
A advogada acredita que o aumento do fluxo de veículos após a pandemia, somado ao uso constante de celulares ao dirigir, agravou a situação. Entretanto, a solução reside na conscientização e no respeito às leis de trânsito. Ações como o Maio Amarelo, que promovem a conscientização e a segurança viária, são essenciais para reduzir o número de acidentes e mortes. A construção de um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, que devem contribuir para um ambiente de respeito e segurança nas vias públicas.



