CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vítimas de roubos e furtos reclamam da falta de investigação

Sindicato dos Policiais Civis de Ribeirão Preto diz que faltam investigadores no quadro
roubos e furtos
Sindicato dos Policiais Civis de Ribeirão Preto diz que faltam investigadores no quadro

Sindicato dos Policiais Civis de Ribeirão Preto diz que faltam investigadores no quadro

De janeiro a novembro do ano passado, foram registrados 2.557 boletins de ocorrência em Ribeirão Preto. Embora o número seja alto, apenas 1.290 casos foram resolvidos pela Polícia Civil, deixando a população insatisfeita com a baixa taxa de resolução.

Casos sem solução e demora no atendimento

Cidadãos relatam dificuldades em obter respostas da polícia após registrar ocorrências. João Aparecido, vendedor, foi assaltado três vezes e, apesar de ter registrado os boletins, ainda aguarda retorno das autoridades. Maria Florencio de Albuquerque, empregada doméstica, critica a demora da polícia em chegar ao local dos crimes, muitas vezes chegando tarde demais, e afirma que os boletins parecem servir apenas para estatísticas.

Falta de efetivo policial

Emauri Lucia da Mata, presidente do Sindicato da Polícia Civil, aponta a falta de funcionários como principal problema. A falta de efetivo compromete o atendimento à população, com delegados acumulando responsabilidades em diversas cidades e escrivães e investigadores atuando em funções além de suas atribuições. A situação é agravada pela falta de concursos públicos para preencher as vagas existentes.

Polícia em Crise e Possíveis Soluções

A falta de policiais impacta diretamente a população, e a profissão enfrenta uma crise, segundo Emauri. A Secretaria de Segurança Pública do Estado, em nota, afirma ter contratado mais de 3 mil policiais e 600 agentes desde 2011, mas a situação nas delegacias continua crítica. O presidente do sindicato defende a realização de novos concursos públicos para solucionar o problema e evitar o fechamento de delegacias, como ocorreu em Barretos. A solução, acredita-se, passa pela ampliação do efetivo policial.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.