CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Viver em harmonia na família requer respeito e gentileza principalmente com as crianças

Ouça a coluna 'CBN Educação Para a Vida', com João Roberto de Araújo
harmonia na família
Ouça a coluna 'CBN Educação Para a Vida', com João Roberto de Araújo

Ouça a coluna ‘CBN Educação Para a Vida’, com João Roberto de Araújo

Todos nós buscamos harmonia em nossos lares, principalmente com a família. Mas como criar e manter um ambiente familiar saudável? A seguir, exploramos alguns pontos-chave para construir um lar mais harmonioso.

Aprenda Constantemente

Perceba-se sempre como um aprendiz. Busque conhecimento em todas as fontes possíveis, inclusive com as crianças e adolescentes. Não se considere o detentor da verdade. Informe-se, converse sobre educação e mantenha a mente aberta para ampliar sua compreensão sobre os mais jovens. Converse com o propósito de entender, não apenas para explicar, dar ordens ou conciliar.

Aceite as Diferenças

Reconheça que somos uma unidade como espécie, mas também uma profunda diversidade como indivíduos. A natureza nos fez diferentes, e é normal que filhos não sejam iguais aos pais. É importante que os filhos sejam diferentes dos pais, inclusive melhores. A pressão para fazer o outro igual a nós é antinatural e prejudicial. Aceite que somos diferentes e conquiste o respeito das crianças, respeitando suas peculiaridades.

Construa Parcerias Saudáveis

Construa parcerias saudáveis e fortes com outros adultos responsáveis pelas crianças. Dialogue com seu cônjuge, parceiro ou parentes. A harmonia na educação dos filhos nasce da harmonia no relacionamento entre os adultos responsáveis. Eles são o sinalizador que orienta o comportamento dos pequenos.

Exagere na Cortesia e Gentileza

Exagere na cortesia e na gentileza. Elas lubrificam as relações, criam boa vontade e cooperação entre todos. Não economize esforços para se adiantar e ajudar. A gentileza promove resultados extraordinários, criando bem-estar e saúde no ambiente familiar. E para aprender e praticar, não há idade.

Pequenas mudanças de atitude podem gerar um impacto significativo na dinâmica familiar, promovendo um ambiente mais acolhedor e feliz para todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.