CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você conhece a ‘Gastroplastia endoscópica’?

Você conhece a 'Gastroplastia endoscópica'?
Gastroplastia endoscópica
Você conhece a 'Gastroplastia endoscópica'?

Você conhece a ‘Gastroplastia endoscópica’?

A obesidade é um problema de saúde pública crescente no Brasil. Uma alternativa menos invasiva para o tratamento da obesidade, além da bariátrica e medicamentos, é a gastroplastia endoscópica. O Dr. Luiz Gustavo Quadros, gastrocirurgião e endoscopista, explica como funciona esse procedimento.

O que é a Gastroplastia Endoscópica?

Diferente da cirurgia bariátrica, a gastroplastia endoscópica é realizada por endoscopia, sem cortes. O médico utiliza um aparelho endoscópico específico e um fio cirúrgico para suturar o estômago internamente, reduzindo seu tamanho. Isso leva o paciente a comer menos e promove alterações hormonais que auxiliam na perda de peso.

Para Quem é Indicada?

A gastroplastia endoscópica é uma alternativa para pacientes com indicação de bariátrica (IMC acima de 35 com comorbidades ou IMC acima de 40) que não podem ou não querem se submeter à cirurgia. É também uma opção eficaz para pessoas com obesidade leve ou sobrepeso avançado (IMC entre 29 e 35). Segundo o Ministério da Saúde, grande parte da população brasileira está acima do peso, necessitando de intervenções para evitar as complicações associadas à obesidade.

A Importância do Acompanhamento Multidisciplinar

A obesidade é uma doença crônica, progressiva e incurável, com causas genéticas, hormonais e relacionadas à microbiota intestinal. Assim como no tratamento de outras doenças crônicas, como diabetes e câncer, o tratamento da obesidade exige uma abordagem multidisciplinar. É fundamental o acompanhamento com nutricionista, psicólogo (e, em alguns casos, psiquiatra), fisioterapeuta, endoscopista, cirurgião bariátrico e endocrinologista. O objetivo é promover mudanças no estilo de vida do paciente, visando a perda de gordura, ganho de massa magra e a manutenção do peso a longo prazo.

A gastroplastia endoscópica apresenta resultados promissores, com estudos indicando uma perda de peso média de 18 a 20% do peso total, com manutenção por até dez anos, desde que o paciente siga o acompanhamento multidisciplinar. Embora ainda seja um procedimento realizado na rede privada, a expectativa é que, no futuro, seja incorporado ao sistema público de saúde, ampliando o acesso ao tratamento da obesidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.