CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você conhece a história das marchinhas de Carnaval?

Juliano de Oliveira, traz um pouco da origem dessas músicas tradicionais; ouça o 'Sala de Música'!
marchinhas de Carnaval
Juliano de Oliveira, traz um pouco da origem dessas músicas tradicionais; ouça o 'Sala de Música'!

Juliano de Oliveira, traz um pouco da origem dessas músicas tradicionais; ouça o ‘Sala de Música’!

A Sala de Música desta semana mergulha no universo das marchinhas de Carnaval, um gênero musical que marcou época no Brasil. Com a participação de Juliano de Oliveira, especialista no assunto, desvendamos a história e as características principais dessas canções tão populares.

O Surgimento das Marchinhas: Um Marco no Carnaval Brasileiro

As marchinhas de Carnaval surgiram no final do século XIX, mais precisamente em 1899, com a primeira composição do gênero. Originárias da marcha rancho, um ritmo popular português, elas incorporaram elementos da música brasileira da época, como o maxixe e a polca. As letras, por sua vez, retratavam o Carnaval como uma festa nacional, o calor, a alegria e, muitas vezes, um duplo sentido.

Características e Personagens Marcantes

Entre os anos 20 e 60, as marchinhas viveram seu período de ouro. Grandes intérpretes como Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Silvio Caldas imortalizaram diversas canções. Entre as mais famosas, destaca-se “Aquarela do Brasil”, que se tornou um hino carioca, e “Mamãe, eu quero”, que ganhou versões adaptadas ao longo do tempo, inclusive como jingle político. A marchinha também refletiu momentos históricos, como a modernização do Rio de Janeiro nos anos 30, retratada em composições que celebravam o desenvolvimento da cidade e a construção do Cristo Redentor.

O Legado das Marchinhas e sua Evolução

A partir dos anos 60, as marchinhas foram gradualmente substituídas pelo samba enredo. Apesar de menos comuns atualmente, elas deixaram um legado inegável na cultura brasileira, representando um período único e vibrante da nossa história musical. Seu ritmo contagiante e letras cheias de poesia continuam a ecoar nos corações dos brasileiros, lembrando a alegria e a irreverência do Carnaval de outrora.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.