CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você consume proteínas industrializadas para ganho de massa muscular?

Quem fala destes riscos e da importância de alimentos orgânicos é Fernando Nobre na coluna 'CBN Saúde'
proteínas industrializadas
Quem fala destes riscos e da importância de alimentos orgânicos é Fernando Nobre na coluna 'CBN Saúde'

Quem fala destes riscos e da importância de alimentos orgânicos é Fernando Nobre na coluna ‘CBN Saúde’

Suplementos e a saúde cardiovascular

O consumo de suplementos proteicos, como whey protein, barrinhas e bebidas lácteas, tem crescido significativamente no Brasil, impulsionado pela busca por ganho de massa muscular. Segundo o IBGE, mais de 19% da população utiliza algum tipo de suplemento alimentar, com aumento na frequência entre mulheres e idosos. Entretanto, o cardiologista Dr. Fernando Nobre alerta para os riscos do consumo excessivo desses produtos.

Arroz e feijão: uma alternativa nutritiva e acessível

O gastroenterologista Dr. Luís Eduardo Góez propõe uma solução simples e eficaz: a substituição dos suplementos por uma dieta baseada em arroz e feijão. Estudos realizados há 50 anos pela USP comprovaram que o arroz e feijão fornecem todos os aminoácidos essenciais para a nutrição humana. Além disso, são ricos em carboidratos, fibras e vitaminas, e possuem um custo muito menor que os suplementos.

Um projeto de impacto social

O projeto “Arroz e Feijão”, idealizado pelo Dr. Góez, tem duas frentes: promover a educação alimentar e estimular o voluntariado. A iniciativa visa conscientizar praticantes de exercícios físicos sobre o consumo moderado de suplementos, sugerindo que o excesso de proteína seja substituído por uma dieta balanceada e acessível. A outra parte do projeto destina parte da economia obtida com a redução no consumo de suplementos para a compra e doação de arroz e feijão a populações carentes.

O organismo humano absorve apenas 2 gramas de proteína por quilo de peso. O excesso é eliminado, causando prejuízos financeiros e podendo levar a problemas renais a longo prazo. O projeto “Arroz e Feijão” conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Feijão (BRF), buscando transparência e credibilidade na execução do projeto. A iniciativa reforça a ideia de que o acesso a alimentos básicos, como arroz e feijão, é fundamental para uma alimentação saudável e para combater a desnutrição, conforme destacado pelo especialista em alimentação Dean Ornish.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.