Tentar fotografar ou gravar acidentes ao volante, além de ser uma infração, traz riscos à vida; Delcides Araújo comenta sobre
Um acidente envolvendo um caminhão que atingiu a fiação elétrica na Avenida José Adolfo Bianco Molina e um atropelamento na Avenida Francisco Junqueira causaram grande congestionamento em Ribeirão Preto. Diversos motoristas registraram os eventos com seus celulares enquanto dirigiam.
Multas por Filmar ao Volante
A Transherp, representada por Deucides Araújo, informou que embora não haja dados precisos sobre o número de multas aplicadas por motoristas filmarem acidentes enquanto dirigiam, a prática é ilegal. A conduta infringe o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo resultar em autuação.
Riscos da Filmagem Durante a Condução
Deucides Araújo destacou os perigos de filmar ao volante. A distração causada pela gravação prejudica a atenção do condutor, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a ação de segurar o celular configura infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,00 e 7 pontos na carteira. Embora não cause suspensão imediata da carteira, a acumulação de infrações desse tipo pode levar à suspensão do direito de dirigir.
Leia também
Passageiros e Filmagens
A legislação não prevê punição para passageiros que filmarem, desde que não interfiram na condução do veículo. A responsabilidade pela direção segura permanece com o condutor. A recomendação é que motoristas evitem qualquer distração ao volante, priorizando a segurança no trânsito.



