O que está atrelado a esse vício? Confira a análise da psicóloga Danielle Zeoti na coluna ‘CBN Comportamento’
A dependência do açúcar é um tema relevante, principalmente perto da Páscoa. Embora não devamos demonizar o açúcar, é importante entender como podemos ter uma relação mais saudável com ele, tanto emocional quanto fisicamente.
O açúcar causa dependência?
Sim, estudos comprovam que o açúcar pode causar dependência, embora seu potencial seja diferente de outras drogas. A dependência do açúcar não se manifesta da mesma forma que a dependência de drogas ilícitas como crack ou cocaína. Enquanto usuários de drogas ilícitas podem se expor a riscos extremos para obter a substância, a dependência do açúcar geralmente se manifesta por meio da compulsão alimentar, ou seja, episódios de consumo excessivo e descontrolado.
Identificando a dependência do açúcar
Como saber se você é dependente do açúcar? Observe o quanto o açúcar ocupa seus pensamentos e como isso afeta sua rotina. Você deixa de fazer outras coisas ou evita situações sociais para consumir açúcar? Sintomas físicos como tontura, dor de cabeça, tremores e ansiedade ao ficar sem açúcar também são sinais importantes. A dependência se avalia pelo impacto negativo na vida, saúde física e mental, relacionamentos e trabalho.
Leia também
Equilíbrio e Moderação
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 25 gramas de açúcar por dia. No entanto, muitos nutricionistas afirmam que não há uma cota fixa para uma dieta saudável. O ideal é consumir açúcar com moderação, priorizando-o para momentos especiais e combinando-o com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Buscar o equilíbrio é fundamental para uma relação saudável com o açúcar e bem-estar geral.