Sobre as propriedades nutricionais da planta, ouça a análise de Cristina Trovó na coluna ‘CBN Nutrição’
O alho, além de ser um ingrediente fundamental na culinária brasileira, é um verdadeiro tesouro nutricional, repleto de benefícios para a saúde. Muito além do seu sabor marcante, o alho contém vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem para o bem-estar.
Benefícios do alho para a saúde cardiovascular
Um dos principais benefícios do alho está na sua ação positiva sobre a saúde cardiovascular. Suas propriedades ajudam a reduzir o colesterol, atuam como anticoagulante e possuem ação hipotensora, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas. Seu uso medicinal, inclusive, remonta à Primeira Guerra Mundial, onde era utilizado como antiséptico natural para tratar ferimentos de soldados, graças às suas propriedades antimicrobianas, antivirais, antifúngicas e antibióticas. Em tempos de busca por alternativas à superutilização de antibióticos, o consumo regular de alho se destaca como uma opção natural e eficaz.
Preparo e consumo do alho: potencializando seus benefícios
A forma como o alho é preparado influencia diretamente na absorção de seus nutrientes. O composto alicina, responsável pelo odor característico e pelos benefícios do alho, é formado a partir da alina presente no alho cru. Para maximizar seus efeitos, recomenda-se amassar o alho e deixá-lo descansar por 10 minutos antes do consumo. O alho cru é mais benéfico que o assado, enquanto o alho frito perde grande parte de suas propriedades. O ideal é adicioná-lo ao final do preparo dos alimentos.
Leia também
Quantidade ideal e formas de consumo
A quantidade de alho recomendada é de um dente e meio a dois dentes por dia, segundo estudos do Ministério da Saúde do Canadá e da agência federal da Alemanha. Existem diversas maneiras de incluir o alho na dieta: cru em saladas, em lascas com azeite, em pastas temperadas ou em molhos. No entanto, é preciso cautela com o consumo excessivo, pois pode causar odor corporal e o consumo de cremes de alho industrializados, ricos em gordura e sódio, deve ser moderado. Aproveite os benefícios do alho, mas com moderação e de forma inteligente, incorporando-o à sua alimentação de maneira saborosa e saudável.