Para evitar problemas com o colesterol, evite a linguiça e o cupim! Ouça a nutricionista Cristina Trovó no ‘CBN Nutrição’
Como aproveitar o rodízio de carnes com moderação
A época de festas de fim de ano é propícia para encontros em churrascarias, mas é preciso ter cuidado com o consumo excessivo de carnes. Nem todos os cortes são criados iguais, e alguns podem contribuir para o aumento do colesterol e do ácido úrico. Linguiças e cortes muito gordurosos devem ser consumidos com moderação, ou evitados por aqueles com predisposição a essas condições.
Melhores escolhas no rodízio
Para uma opção mais saudável, priorize carnes magras como alcatra, fraldinha, lombo e filé mignon. Mesmo a picanha pode ser uma boa escolha, desde que se retire a gordura visível antes do consumo. Lembre-se que uma grande parte da população brasileira apresenta sobrepeso, obesidade ou níveis elevados de colesterol e glicose, tornando a escolha consciente ainda mais importante.
Quantidade ideal de carne
A quantidade ideal de carne varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores individuais. No entanto, para um homem adulto saudável, recomenda-se cerca de 240 gramas de carne ao longo do dia. Em um rodízio, a recomendação é saborear um pouco de cada corte, sem exageros, priorizando as opções mais magras e controlando o consumo de acompanhamentos calóricos.
Leia também
Aproveite as festas de fim de ano com responsabilidade, desfrutando dos prazeres da mesa sem comprometer a saúde. Faça escolhas conscientes e equilibradas, garantindo uma experiência gastronômica prazerosa e sem culpa.