Saiba quais cortes são nutritivos e cabem no seu bolso! As dicas são de Cristina Trovó na coluna ‘CBN Nutrição’
Neste artigo, vamos explorar as opções de carnes vermelhas mais saudáveis e acessíveis, com dicas da nutricionista Cristina Trovó.
Carnes Vermelhas Mais Econômicas e Nutritivas
Nem todas as carnes vermelhas possuem o mesmo valor nutricional. Algumas contêm mais gordura saturada que outras. A nutricionista recomenda priorizar cortes com menor teor de gordura e maior quantidade de fibras, como o músculo. Para compras mais econômicas, o lagarto se destaca como uma opção saborosa e versátil, ideal para preparações práticas como a “carne louca” (ou “carne de geladeira”). Entre os cortes mais baratos para churrasco, estão a maminha e a fraudinha (excluindo opções mais gordurosas como linguiças).
Outras Opções Econômicas e Saudáveis
O patinho, além de ser uma carne menos gordurosa, é ótimo para ser moído e usado em preparações como bifes, almôndegas e panquecas. O músculo e o peixinho são outras opções acessíveis e nutritivas, com diversas possibilidades de preparo. A nutricionista enfatiza a importância de considerar o custo e o paladar ao escolher os cortes.
Leia também
Quantidade Ideal e Combinação com Carnes Brancas
A quantidade ideal de carne vermelha varia de pessoa para pessoa, mas 100g por dia costuma ser suficiente para a maioria dos adultos. Para uma alimentação equilibrada, a especialista sugere combinar carnes vermelhas com carnes brancas, como frango, peixe e porco magro. Uma sugestão é consumir cerca de 10 refeições semanais com carnes brancas (frango, peixe, lombo de porco magro) e 4 com carnes vermelhas, devido à vitamina B12 presente apenas nas carnes vermelhas. Veganos e vegetarianos devem ficar atentos à suplementação de vitamina B12 e planejar sua alimentação cuidadosamente para garantir o aporte nutricional necessário.
Priorizar cortes magros e variar as fontes de proteína são estratégias importantes para uma alimentação saudável e equilibrada, considerando o custo e o sabor dos alimentos.