CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você exercita seu cérebro? Estudo traz respostas sobre como manter a saúde cognitiva

Quem fala sobre o levantamento e traz detalhes sobre como ativar o cérebro, é o médico cardiologista Fernando Nobre
Você exercita seu cérebro? Estudo traz
Quem fala sobre o levantamento e traz detalhes sobre como ativar o cérebro, é o médico cardiologista Fernando Nobre

Quem fala sobre o levantamento e traz detalhes sobre como ativar o cérebro, é o médico cardiologista Fernando Nobre

O conceito de “use ou perca” é frequentemente citado na prevenção e melhora da saúde cognitiva. Ele indica que, Você exercita seu cérebro? Estudo traz respostas sobre como manter a saúde cognitiva, caso o cérebro não seja estimulado, há risco de comprometimento das funções cognitivas. Diversos fatores de risco modificáveis estão associados à perda de habilidades cerebrais e ao comprometimento da memória, entre eles o estilo de vida.

Fatores de risco e estilo de vida

Quanto maior a presença de fatores como tabagismo, sedentarismo e consumo abusivo de drogas lícitas e ilícitas, maior a probabilidade de surgirem problemas relacionados à cognição. Por outro lado, uma melhor qualidade de vida exerce efeito protetor sobre as funções cerebrais. Entretanto, a idade avançada permanece como um fator não modificável que influencia o declínio cognitivo.

O que é um estilo de vida cognitivamente ativo?: Atividades como palavras cruzadas, jogos que exigem atenção e sudoku são exemplos populares de exercícios para o cérebro. O termo “treinamento cerebral”, embora amplamente utilizado, não possui uma definição científica clara e estabelecida. Em geral, refere-se a tarefas ou exercícios que visam fortalecer aspectos da função cerebral.

“O treinamento cognitivo envolve a execução de uma tarefa ou de um conjunto de tarefas específicas que exigem aumento da atenção, com o objetivo de melhorar o foco, a concentração e a memória”, explica o médico Manuel Monteiro-Odassou, diretor no Canadá.

Essas atividades estimulam o cérebro e são importantes para a execução, aprendizado e lembrança de diversas tarefas.

Importância da reserva cognitiva e exercícios físicos: Michael Merzienic, neurocientista da Universidade da Califórnia, destaca que aumentar a reserva cognitiva individual e gerenciar ativamente a saúde do cérebro pode ser fundamental para prevenir ou retardar o Alzheimer e outras formas de demência.

“Alguns componentes importantes desse gerenciamento são o treinamento cerebral, mas vários estudos já definiram claramente o papel e a importância da prática de exercícios físicos”, afirma Merzienic.

Assim, preservar as atividades cerebrais envolve tanto estimular o cérebro por meio de exercícios cognitivos quanto exercitar o corpo fisicamente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Informações adicionais

Especialistas ressaltam que, além do treinamento cognitivo, manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, sono adequado e controle do estresse são fundamentais para a saúde cerebral. A idade avançada é um fator de risco não modificável, mas pode-se minimizar seus efeitos por meio de um estilo de vida ativo e saudável.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.