CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Você já leu o livro ‘O Levante de Guariba’?

Obra retrata o mês de maio de 1984 que foi o feito revolucionário na história das leis trabalhistas no Brasil
Levante de Guariba
Obra retrata o mês de maio de 1984 que foi o feito revolucionário na história das leis trabalhistas no Brasil

Obra retrata o mês de maio de 1984 que foi o feito revolucionário na história das leis trabalhistas no Brasil

A Feira do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 20 a 28 de atrássto, é o tema central desta edição do quadro CBN cidades e suas histórias. A convidada Adriana Silva destaca obras publicadas em Ribeirão Preto e região, oferecendo um panorama da produção literária local.

Publicações que Contam a História da Região

Adriana inicia sua seleção com livros que celebram a história regional. Um deles comemora os 100 anos de Guariba, cidade que surgiu em 1925, e aborda o Levante de Guariba, uma importante greve de canavieiros da década de 1980. Outra obra, “A Sucra Margo”, de Luís Puntel, romanceia este mesmo evento histórico de forma lúdica, criando um personagem chamado Mudinho para narrar a história.

Olhares Fotográficos e Histórias das Ruas

A conversa prossegue com a apresentação de “Ribeirão Preto pelo olhar de Tony Miassaca”, um livro que reúne o acervo fotográfico do renomado fotógrafo ribeirão-pretano, documentando a cidade ao longo de um extenso período. Adriana também menciona “Ruas e Caminhos, um Passeio pela História de Ribeirão Preto”, uma publicação do curso de história da cidade que detalha a origem dos nomes das ruas e a biografia das personalidades que os inspiram. Este livro, por sua riqueza de detalhes e informações, tornou-se uma ferramenta valiosa para pesquisas históricas, apesar de sua atual escassez.

Memória Fotográfica e Obras Recentes

Além dessas obras, Adriana destaca “Passado Manda Lembrança”, uma publicação coletiva de fotógrafos locais que compara imagens antigas e atuais da cidade, já em seu terceiro volume. A publicação recente “Gigantes do Bosque, Árvores do Parque Municipal do Morro do São Bento” também é mencionada, destacando a história da cidade a partir da perspectiva de suas árvores. Por fim, a jornalista cita “Agri Shoal, 20 anos: o diário de J. Bonifácio Coltinho Nogueira”, escrito por Rosana Zaidã, um livro de 748 páginas que demonstra a riqueza e a diversidade da produção literária local.

A Feira do Livro de Ribeirão Preto proporciona uma oportunidade única para o público conhecer e adquirir essas e outras obras, além de interagir diretamente com os autores locais. A riqueza da produção literária da região é um reflexo da sua história e cultura, evidenciada pelas obras apresentadas, que abordam desde eventos históricos até a memória fotográfica e a identidade urbana.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.